quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Sistema Linfático e Drenagem Linfática Manual



   SISTEMA LINFÁTICO

                   O sistema linfático consiste em uma rede de vasos, que se compõe de diversos elementos, trabalhando em conjunto com o sistema circulatório e tem função de eliminação de fluidos em excesso, absorção dos ácidos graxos e transporte subsequente da gordura para o sistema circulatório, produção de células imunes, eliminação e toxinas, dentre outras.
               
                     Esse sistema se constitui e diversos elementos:

                 - Linfa: Líquido transparente que se localiza no espaço intersticial das células que possui em sua composição 96% de água e que divide-se em duas partes: plasmática e celular.
                 - Capilares linfáticos: São pequenos vasos que se encarregam de absorver macromoléculas.
                 - Vasos pré-coletores: Vasos ricos em válvulas que fazem com que a linfa faça seu percurso em uma só direção.
                 - Coletores: Vasos valvulados que possuem três camadas: túnica íntima, túnica média e túnica adventícia.
                 - Troncos linfáticos: Também chamados de coletores terminais, são vasos de grande calibre que recebem o fluxo linfático.
                 - Ductos linfáticos: Localizam-se na região subclavicular e são responsáveis pela devolução a linfa para o sistema cirlulatório. São o ponto final da drenagem linfática.
                 - Linfonodos: São grupos de linfócitos encapsulados que tem a função de resposta imune do corpo e de filtrar a linfa.

      DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL

                 Drenagem linfática manual (DLM) são técnicas que afetam o sistema linfático, tendo como objetivo drenar o líquido do espaço intersticial acelerando a atividade do sistema linfático. Para alguns estudiosos a drenagem linfática deveria adotar as manobras de captação ou reabsorção e evacuação ou demanda, para que seja realizada.
             Os efeitos da DLM são aumento a velocidade do fluxo linfático, melhoramento da eliminação de toxinas e melhor oxigenação, melhor nutrição dos tecidos, aumento da diurese e outras.
             É indicado em caso e edema, varizes, menopausa, pré e pós-operatório, cicatrização, cansaço, gestação, celulite, dores musculares, hematomas, acne, rejuvenecimento, relaxamento e olheira. E sua contra-indicação está relacionada com câncer, trombose, hipertireoidismo, reação inflamatória aguda, febre, hipertensão, insuficiência renal crônica, gestação de risco e proibição médica.


Imagem do google

Imagem do google


Por: Roberta Albuquerque